SUMO SACERDOTE

É o chefe dos servidores do templo e supervisor do culto. Como mediador por excelência entre Deus e seu povo, oferecia o sacrifício cotidiano (Ex 29,42) e fazia os ritos do dia da Expiação (cf. Lv 16,1-34 e notas). Era o presidente do sinédrio, desde o reinado dos hasmoneus. O cargo era vitalício, mas por […]

SOFRIMENTO

De Jesus ver Cristo, o “Servo do Senhor”. De Maria, ver Maria, mãe do “Servo Sofredor”. Dos justos e pecadores, ver “Retribuição“, “Perseguição“. Como fonte de Redenção, ver “Cruz“, “Redenção“.

SODOMA

Ver Gn 18,20 (e nota) e “Gomorra“.

SOBERBA

Ver “Humildade“, “Orgulho“.

SINAI

Ver “Horeb“, “Sião“, “Deserto” e “Peregrinação“.

SINAGOGA

Edifício em que os judeus celebravam as suas reuniões religiosas (Mt 4,23; 6,2), especialmente aos sábados. Ser expulso da sinagoga equivalia a ser excluído da comunidade judaica (Lc 6,22; Jo 9,22; 12,42; 16,2).

SILOÉ

Piscina dentro dos muros de Jerusalém, na parte baixa da cidade, para onde corriam as águas da fonte de Gion, através de um túnel construído pelo rei Ezequias (2Rs 20,20).

SILO

Antigo santuário, ao norte de Betel, onde foi depositada a arca da aliança (Js 18,1-10). O santuário foi destruído pelos filisteus (1Sm 1,9; 4-5).

SIDÔNIA

Antigo porto fenício na costa do Mediterrâneo, ao norte de Tiro. Junto com Tiro simboliza a civilização pagã corrupta (Lc 10,13-15).

SIÃO

Colina de Jerusalém situada ao sul do templo e ao norte da piscina de Siloé. Em geral se identifica com Jerusalém (2Sm 5,7; Is 2,2s). Na fenomenologia religiosa, a montanha é o lugar da presença divina. Deus se revela no Sinai ou Horeb (Ex 3,1; 33,6; 19,11-20; 1Rs 19,1s). Na Palestina, o povo sente atração […]



Livros recomendados

Visite a livraria

image

10 Livros Que Todo Conservador Deve Ler – Mais Quatro Imperdíveis E Um Impostor

image

270 perguntas e respostas sobre sexo e amor

image

Sócrates Encontra Marx

image

São Francisco de Assis